Publicações

Investigadores da universidade de Texas (UTMB) colaboram com o INIS na investigação de doenças transmitidas por carraças

O  Instituto Nacional de Investigação em Saúde, recebeu 4 investigadores da Universidade de Texas, Unidade de Medicina (UTMB) para uma formação. O objectivo desta formação foi a capacitação dos quadros do INIS, quadros do Instituto de Investigação Veterinária (IIV), quadros dos Serviços de Veterinária, quadros do Departamento de Saúde Pública da província da Huíla na colheita e identificação de espécies de carraças que comprometem a saúde humana e a saúde animal.

A equipa dos Estados Unidos é composta pelos investigadores doutorados: Dennis Bente (chefe da equipa), médico veterinário, Chris Roundy, entomologista, Teresa Sorvillo, médica veterinária e Sirri Kar, parasitologista e especialista na colheita e identificação de espécies de carraças.

Esta equipa deslocou-se até a província da Huila, município da Chibia entre dias 9 a 15 de Dezembro de 2019 acompanhados por especialistas do INIS, nomeadamente a Dra. Zoraima Neto (Directora geral adjunta para área técnico cientifica), o Dr. Pedro A Martinez (médico virologista) e o Dr. Joltim Quivinja (chefe do departamento de saúde pública & vigilância epidemiológica). Durante a visita a província da Huíla, mas precisamente no município da Chibia, visitaram quatro currais previamente mapeados onde se fez a colheita de carraças encontradas no gado, colhendo aproximadamente 150 carraças que estão agora a ser identificadas no Laboratório de Biologia Molecular do instituto.

As carraças pertencem ao grupo de artrópodes parasitas que se alimentam exclusivamente de sangue e transmitem várias doenças tais como: vírus hemorrágico da crimeia do congoborreliose de lyme, linfoadenopatiasbabesiose entre outras doenças que podem afectar o gado e o homem, principalmente indivíduos cuja  profissão envolve contacto directo/manipulação de animais, dando origem à emergência ou reemergência de doenças zoonóticas.

Muitas vezes, a picada da carraça não é detectada, isto porque a picada e a ingestão de sangue é geralmente indolor e a visualização da carraça pode ser difícil, dái a importância da actualização do conhecimento dos profissionais de saúde em Angola.

A par do trabalho de pesquisa, os investigadores da Universidade de Texas mostraram-se muito satisfeitos com o grande interesse dos técnicos do INIS e os técnicos da província da Huíla em aprender ao longo das formações que foram dadas.

Os investigadores ficaram também satisfeitos com o próprio instituto (INIS) , por estar bem organizado e possuir um ambiente laboral agradável e, com esta formação, a ideia é que os técnicos do INIS ganhem uma independência, ou seja, que possam, por si mesmos, fazer os trabalhos de investigação planeados e possam contribuir na formação de outros técnicos nas diversas províncias de Angola.

A parceria entre o INIS e a Universidade de Texas terá a duração de um ano e envolve varias sessões de formação visando a troca de experiência entre as duas instituições.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo