Quadros do inis visitam a província da huila no âmbito das investigações científicas associadas ao aparecimento do primeiro caso do vírus hemorrágico da crimeia do congo (CCHFV)
O Dr Joltim Quivinja, quadro do INIS e chefe do Departamento de Saúde Pública e Vigilância Epidemiológica e o médico investigador, o Dr Pedro A Martinez, especialista em arbovírus, visitaram a província da Huila em Agosto de 2019, aonde trabalharam com os técnicos de vigilância epidemiológica da província e com os dos serviços de veterinária do município da Chibia. Durante o encontro, foi detectado o primeiro caso do vírus hemorrágico da Crimeia do Congo (CCHFV), num paciente do sexo masculino que apresentava febre e hemorragia de origem desconhecida.
O CCHFV existe em muitas regiões da África, Médio Oriente e Europa Oriental. O CCHFV é um arbovírus transmitido pela picada de carraças do género Hyaloma, colocando em perigo todos aqueles que trabalham com animais nomeadamente: no campo da agropecuária, criadores de gado, trabalhadores de matadouros, veterinários e outros indivíduos que entrem em contacto com o sangue ou fluidos de pacientes infectados.
A visita do INIS envolveu deslocação até ao município da Chibia e visitas ao domicílio do paciente para tentar perceber os factores epidemiológicos e o ciclo de transmissão do vírus.