Comité de Ética do INIS

O Comité de Ética

 

O Comité de Ética do INIS (CEINIS) é um órgão interdisciplinar independente de natureza consultiva, criado para defender os interesses dos sujeitos participantes da investigação, em sua integridade e dignidade. A sua principal missão é a de promover a reflexão sobre as questões éticas levantadas pela investigação científica, fazer recomendações e aumentar a consciencialização das pessoas sobre a importância da ética, podendo ainda contribuir no desenvolvimento da investigação com base nos padrões éticos internacionalmente recomendados.

 

O CEINIS é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de toda a investigação em saúde que envolva seres humanos, visando salvaguardar a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar do sujeito da pesquisa; contribuir para a qualidade da investigação e promover a discussão sobre o papel da investigação no desenvolvimento institucional, social e económico. Contribui ainda para a valorização do investigador pelo reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada.

 

O CEINIS emite parecer independente e consistente, contribui ainda para o processo educativo dos investigadores e de seus membros, tentando sempre que possível, promover actividades formativas, seminários, palestras, cursos e estudo de protocolos de pesquisa, visando a melhoria da discussão da avaliação de aspectos éticos na investigação em seres humanos.

Comité de Ética do INIS

O Comité de Ética do INIS é um órgão interdisciplinar independente de natureza consultiva, criado para defender os interesses dos sujeitos participantes da investigação, em sua integridade e dignidade. A sua principal missão é a de promover a reflexão sobre as questões éticas levantadas pela investigação científica, fazer recomendações e aumentar a consciencialização das pessoas sobre a importância da ética, para contribuir no desenvolvimento da investigação nos padrões éticos internacionalmente recomendados.

Este Comité de ética é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de toda a investigação que envolva seres humanos, visando salvaguardar a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar do sujeito da pesquisa, bem como o de contribuir para a qualidade da investigação e para a discussão do papel da pesquisa no desenvolvimento institucional e no desenvolvimento social da comunidade. Contribui ainda para a valorização do pesquisador que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada.

O Comité de Ética emite parecer independente e consistente, contribui ainda para o processo educativo dos pesquisadores da instituição e dos próprios membros do comité.

O Comité tem um papel consultivo e educativo para assegurar a formação contínua dos investigadores da instituição e dos seus próprios membros, tentando, sempre que possível, promover actividades formativas, seminários, palestras, cursos e estudo de protocolos de pesquisa, visando a melhoria da discussão dos aspectos éticos das pesquisas em seres humanos na comunidade.

A organização e modo de funcionamento do Comité de Ética são regulados por regulamento próprio a ser aprovado por Decreto Executivo, mediante o parecer do Comité Nacional de Ética.

Membros do Comité de Ética

Dra. Joana Morais Especialidade:
Biomédica, na qualidade de Coordenadora.
Dr. Moisés Francisco Especialidade:
Biomédico, na qualidade de Coordenador Adjunto.
Dra. Jocelyni Vasconcelos Especialidade:
Biomédica, na qualidade de Membro.
Dra. Paula Paixão Especialidade:
Biomédica, na qualidade de Membro.
Dr. Garcia Pembele Especialidade:
Biomédico, na qualidade de Membro.
Dra. Ilda Jeremias Especialidade:
Biomédica, na qualidade de Membro.
Dr. Francisco da Silva Especialidade:
Químico, na qualidade de Membro.
Dr. Miguel Paiva Especialidade:
Secretariado
Dr. Ítalo Máquina Especialidade:
Secretariado