Cerca de duzentas e sessenta e três pessoas foram testadas durante a segunda edição da semana solidária realizada nos dias 25 e 26 de Outubro de 2018.
 A actividade, decorrida este ano sob lema “Não é você, é a sua tiróide”, é uma iniciativa do Instituto Nacional de Investigação em Saúde e visa trazer à tona temas de saúde pública com impacto na sociedade, bem como oferecer testagem voluntária e gratuita às populações.

Nesta segunda edição, uma atenção especial foi dedicada às doenças da tiróide, um problema de saúde que atinge cerca de 300 milhões de pessoas no mundo. A razão da escolha desta temática resulta do facto de a doença não ser muito conhecida por boa parte da população por falta de conhecimentos, levando a que a patologia seja pouco valorizada apesar das suas consequências.

Estiveram envolvidos nesta actividade mais de trinta técnicos do instituto que para além de realizarem testagem gratuita às populações para o rastreio das doenças da tiróide, estiveram igualmente engajados na educação e sensibilização da população sobre a prevenção das doenças e cuidados primários de saúde. 
A actividade abarcou igualmente uma componente científica que versou sobre diversos painéis, com destaque para a aula magna sobre as doenças da tiróide, com especialistas em endocrinologia, e a importância de uma alimentação saudável.

Botão Voltar ao Topo