Decorreu no passado dia 09-04-2024 no INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE o Jornal Club, uma iniciativa do grupo GIMI em colaboração com o departamento de Gestão de Projectos.
A doutoranda em Ciências Biomédicas, Dra Dikudila Gloria Vita apresentou o tema: Epidemiologia e Genotipagem do Rotavírus em Crianças com menos de 5 anos em Luanda, após a introdução da vacina.
O Rotavírus é a causa mais importante de gastroenterite moderada ou grave em crianças menores de 5 anos, e foi responsável por 128.500 mortes em todo mundo, sendo que 81,5% dessas mortes ocorreram na África Subsaariana.
A vacina contra o Rotavírus foi introduzida em Angola através do Programa Alargado de Vacinação em 2014.
Ainda assim, é necessário realizar estudos mais aprofundados para investigar a associação entre a infecção por Rotavírus, factores Sociodemográficos, factores Clínicos e a eficácia da vacinação em Angola.
Dos factores que poderão explicar a presença de infecções por RVA em crianças evidenciam-se os seguintes: Desnutrição, Coadministração da vacina RV e Pólio, Interferência dos Anticorpos materno, Imunidade da população em estudo, baixa cobertura vacinal, falta de saneamento básico.
A Dra Dikudila Gloria Vita também realçou que o estudo é de base hospitalar, portanto, os resultados não podem ser generalizados para toda população e podem reflectir os casos mais graves que procuram os serviços de saúde.