Notícias

INIS Participou na Formação sobre Gerenciamento de Amostras e Referência em Lusaka, Zâmbia

O INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE participou da formação de formadores sobre o GERENCIAMENTO DE AMOSTRAS E REFERÊNCIA que decorreu na cidade de Lusaka (Zambia).

O CDC da África, em colaboração com a OMS-AFRO, estabeleceu um sistema de referência de amostras em todo o continente que facilita a transferência transfronteiriça de amostras, melhorando assim o acesso à detecção de surtos e ao sequenciamento do genoma em todos os Estados-Membros da UA.

Nos últimos dois anos, um avanço significativo foi feito no desenvolvimento de um currículo de referência de amostra destinado a preencher a lacuna de conhecimento e aprimorar as habilidades da equipe de laboratório responsável pelo manuseio, embalagem e transporte de substâncias infecciosas, tanto internamente quanto através das fronteiras, de acordo com as diretrizes regionais e internacionais.

O treinamento regional de instrutores se concentra no gerenciamento e encaminhamento de amostras para equipar os participantes com habilidades para estabelecer uma rede funcional de referência de espécimes e comunicar efetivamente o conteúdo do treinamento a outros funcionários.

Esta iniciativa apoia a Rede Regional Integrada de Vigilância e Laboratório (RISLNET) da África CDC, alinhando-se com sua prioridade estratégica para facilitar a transferência transfronteiriça de amostras para resiliência e capacidade de resposta durante surtos de doenças.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo