Notícias

INIS intensifica os trabalhos de Qualidade para Acreditação Internacional dos Laboratórios

O Instituto Nacional de Investigação em Saúde (INIS) de Angola está a trabalhar afincadamente para atingir a meta deste ano que é o aumento de mais uma estrela nos seus laboratórios com vista a contínua Acreditação Internacional.

Para atingir esse desiderato, decorre neste momento, nas suas instalações, em Luanda, a avaliação com uma auditora internacional, nomeadamente, a verificação dos planos de acções e de melhoria da instituição no sentido de, na próxima auditoria, a ser feita em Abril de 2024, se consiga ter todos os processos elaborados para se dar continuidade ao sistema de gestão da qualidade para acreditação.

Técnicos de saúde do Instituto Nacional de Investigação em Saúde durante a avaliação com a auditora internacional. (DR) 

Segundo a Dra Vera Vieira Mendes, Chefe de Departamento da Qualidade e Biossegurança, neste momento todos os laboratórios do INIS, com excepção ao de Micobacteriologia (BK), têm todos uma estrela e a meta, este ano, é que todos eles consigam atingir duas estrelas.

“Este é o objectivo pelo qual estamos focados e a trabalhar no sentido de, até no final do ano, os nossos laboratórios consigam ter as duas estrelas e darmos continuidade para que, no próximo ano, possamos atingir mais uma estrela, não na linha de base, mas confortavelmente, para depois pedirmos uma outra auditoria externa ao organismo de acreditação para se poder fazer as acreditações”, explicou.

A responsável, realçou por outro lado que, a visita de supervisão que decorre neste momento está a cargo da auditora internacional de Qualidade, DRa Ana Paula Mandlaze, de nacionalidade moçambicana, “que tem acompanhado o processo da Gestão da Qualidade do Instituto Nacional de Investigação em Saúde desde o início, em Outubro de 2019 até a fase em que nos encontramos”.

Técnicos de saúde do Instituto Nacional de Investigação em Saúde durante a avaliação com a auditora internacional. (DR)

As expectativas do INIS, em relação ao trabalho que está a ser feito neste momento, segundo fez saber a Chefe de Departamento da Qualidade e Biossegurança, são altas em função de terem começado do zero.

“Já tínhamos tido a oportunidade de ter a Qualidade em 2014, mas depois, em 2016 parou-se com esse processo. Temos agora essa segunda oportunidade, estamos nessa luta, e as nossas expectativas são altas para levarmos mesmo o INIS à sua acreditação”, sublinhou, concluindo que antes do término deste processo seguir-se-á mais uma visita antes da auditoria final para confirmar que tudo está em ordem para que, no final do ano, a instituição atinja as almejadas estrelas.

Laboratórios do INIS já contam com uma estrela de Certificação Internacional cujo trabalho é equiparado ao que é feito fora do País. (DR)

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo